segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Todo dia é dia de saudade de lá

Quando o céu fica cinzento, eu me lembro de lá, porque o azul do céu de lá pode até ser o mais azul e mais lindo que eu vi, mas o cinza é predominante por aquelas áreas. De enjoar, de chorar. É bom que chova, mas não como chovia lá. Mesmo com um céu fechado, de tempo úmido e frio, congelante até, morro de saudade de lá. Saudade que dói o coração, que deixa a gente pequenininha, murcha, sozinha. Saudade que bate na alma, que faz a gente todo dia querer voltar no tempo para rever pessoas e lugares. Para reviver situações que, a gente sabe, jamais serão iguais, pois nos marcaram por ter acontecido lá. Às vezes acho que lá era o meu lugar certo e a minha hora certa. Eu sempre falo de lá, mesmo que não passe pela minha cabeça voltar para lá. Estranho não? Falar de lá sem querer retornar para lá?!!! Eu sinto falta. Uma falta demasiadamente forte, que quase vibra. Que deixa a gente com um friozinho na barriga e com o pensamento num horizonte sem fim, sem foco. Aérea. É uma saudade que bate por causa de um cheiro, de um gosto, de uma cor, de uma música. Saudade que arrepia por nomes pronunciados. Que arranca da gente suspiros e sorrisos involuntários. Saudade que a gente admite que sente e que por senti-la quer que passe. Mas ela volta, pois todo dia é dia de saudade de lá.

- Tô com saudade de Guarapuava, mãe!
- Você sente falta de lá né? Eu sei. E me dá um sorriso como quem diz que é normal, que vai passar.
- É. Eu acho que quando tiver velha vou ter que passar por lá só para sentir o vento frio, para respirar aquele ar gelado...
Minha mãe me olha, tentando entender o porquê de tanta saudade. Nem eu sei. Só sei que é assim!

5 comentários:

  1. Ah, tenho certeza que a saudade não é de Guarapuava. A saudade é do que você viveu lá. Do que a gente viveu lá. Porque Guarapuava, vazia, não é nada. Não tem nada. Só o vento, a chuva, o frio. Mas a nossa Guarapuava é mais bonita, justamente por esses sorrisos e suspiros que nos arranca. E as nossas idas à nossa terra do gelo sempre são boas porque ainda encontramos sorrisos conhecidos. Rostos amigos. Gente que torna ameno o frio da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm tenho saudade,mais da minha terrinha natal, MUITASS...
    "A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar".Rubem Alves

    ResponderExcluir
  3. Larissa me atrevi a postar um trecho do seu texto no meu blog rsrsrs...

    ResponderExcluir
  4. Ah, A Saudade. É substantivo com propriedade de sê-lo. Tem vontade própria e quando nos domina faz isso, nos quer em movimento... Temo pelos momentos do futuro, sei que ela vem, de qualquer forma. A propósito, não gosto dela.

    ResponderExcluir
  5. "E quando eu estiver mais triste
    Mas triste de não ter jeito"
    Vou-me embora pra Guarapuava.

    ResponderExcluir

Porque quem comunica se trumbica.